Dúvidas Frequentes

01

quem deve procurar por um tratamento na saúde mentAl?

É para qualquer um que deseje! Não existem regras, qualquer um pode procurar por um tratamento quando julgar necessário. É um espaço onde a pessoa pode entender mais sobre suas angústias, seus sintomas e suas questões, encontrando saídas ou soluções para isso que toca e marca a sua história.

O processo, portanto, será sempre manejado de acordo com a singularidade e as particularidades de cada caso. Com isso, tudo depende do que você deseja falar e elaborar.

02

QUAL A DIFERENÇA ENTRE PSICOLOGIA E PSICANÁLISE?

Ambas são teorias que trabalham com a saúde mental.

 

A Psicologia é uma área ampla havendo diversas abordagens teóricas diferentes que trabalham com os sentimentos, os comportamentos, as experiências, as vivências e as relações.

 

Já a Psicanálise, é uma clínica do singular, que tem uma teoria específica que trabalha com os aspectos inconscientes O manejo clínico é, portanto, diferente.

03

EU POSSO ESCOLHER SE SEREI ATENDIDO PELO VIÉS DA PSICOLOGIA OU DA PSICANÁLISE?

Todas as minhas consultas são fundamentadas em uma escuta psicanalítica. Portanto, o manejo clínico é sempre orientado pela psicanálise.

Sou Psicóloga devido a minha graduação, e foi durante ela que tive contato com a psicanálise e, a partir de então, foquei meus estudos nessa teoria e hoje faço uma formação contínua dela. Portanto, por mais que eu também seja Psicóloga, sempre trabalho com a Psicanálise.

04

O Psicanalista fala pouco durante a consulta?

Num processo analítico, o foco está realmente no dizer do paciente. Isso não significa que o psicanalista fica em silêncio, uma vez que ele faz intervenções e entra com a sua fala em momentos que considera necessário. A postura do analista mais silenciosa é algo que vem sendo, inclusive, repensado na atualidade. Logo, é equivocado pensar que trata-se de um processo onde o paciente é o único que fala. No início do processo é até mais comum o analista falar e aparecer mais e, com o tempo, ir deixando a fala do paciente ganhar mais espaço.

05

O PSICÓLOGO OU O PSICANALISTA PODEM MEDICAR?

O único profissional da saúde mental que pode medicar é o Psiquiatra, pois ele tem uma formação médica. Entretanto, podem existir Psicanalistas que também são Psiquiatras, como também podem existir Psicólogos com um percurso na Psiquiatria. 

Quando o profissional da saúde mental não tem autorização para receitar medicação, que é o meu caso, ao perceber uma necessidade de um acompanhamento medicamentoso para determinado paciente, ele é indicado para um Psiquiatra de confiança, recebendo um apoio multiprofissional em seu tratamento.

06

quanto tempo dura um tratamento?

Dura o tempo que o paciente desejar. Não existe um tempo pré-estabelecido, tudo vai depender da singularidade de cada caso.

 

A elaboração num processo analítico é constante, mas se em um dado momento o paciente preferir interromper o tratamento, o seu desejo é escutado. E, caso queira retornar depois, ele também será acolhido. Mas é importante pontuar que certas elaborações requerem um tempo, uma vez que não se trata de um processo imediatista. Sendo assim, é importante dar tempo ao seu próprio processo.

Tem outra dúvida?

  • Instagram - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
  • YouTube

©2020 por Clara Nicolato. Direitos Reservados.