Você está à procura de um Tratamento Psicológico?
A saúde mental é muito importante na vida das pessoas. Tem muita coisa que acontece em nossa vida que requer uma elaboração e novas significações, se não vai nos fazendo tropeçar e mancar, nos levando à repetições e à paralizações. É necessário, então, que a gente se coloque em movimento na nossa própria vida e na nossa própria história, trazendo através da fala nossas questões e angústias para ordená-las e formulá-las a partir do recurso simbólico da linguagem que é extremamente importante. Porém, no cotidiano da vida acaba sendo um desafio encontrar uma forma de fazer isso sozinho e, muitas vezes, precisamos de buscar um auxílio ou ajuda...
O profissional de saúde mental é, portanto, muito importante para guiar a pessoa neste processo, ajudando-a a entender, elaborar e re-significar suas questões por meio de uma escuta qualificada.
Eu, Clara Nicolato, sou Psicóloga (CRP 04/53307) e Psicanalista
Quem é Clara Nicolato?
Clara é Psicóloga, formada pela PUC Minas com ênfase clínica. Desde a gradução, ela já focava seus estudos na teoria psicanalítica e nos estágios de prática também trabalhou com a mesma. Hoje, é Mestranda em Psicologia e sua Pesquisa está circunscrita na Psicanálise. Dá continuidade, portanto, aos seus estudos nessa teoria e faz um curso de formação nessa área no Instituo de Psicanálise e Saúde Mental de Minas Gerais. Suas consultas psicológicas se fundamentam, assim sendo, em uma escuta psicanalítica, isto é, uma escuta do inconsciente!
Entenda Mais...
Psicologia
Psicologia e Psicanálise são duas áreas da Saúde Mental:
Psicólogo
Psicanalista
Psicanálise
Mas o que é o inconsciente?
O incosciente é uma verdade sobre nós que permanece inacessível aos pensamentos, isto é, à consciência. Ele é camuflado em nossa mente como uma forma de defesa, pois ele contém conteúdos que são traumáticos para nós. Mas, o inconsciente quer sempre se fazer consciente, então ele escapa em nossa fala e em nossos atos. Entretanto, ele passa despercebido por nós e vai guiando nossa vida sem nos darmos conta. Pode-se dizer que é aquilo que fala em nós, mas que nós mesmos não temos condições de dizer. É como um iceberg: a ponta seria a consciência e o que está debaixo d'água o inconsciente – só a ponta é perceptível, mas tem muito mais por detrás.
Ou seja, é o estranho que habita os espaços mais familiares em nós mesmos. É aquilo que não se conhece em si próprio e que nos atravessa e nos faz tropeçar e mancar. É como uma pedra no meio do caminho, mas uma que não dá para tirar. Precisa-se aprender a lidar com a pedra e enxergá-la como uma parte do caminho!
E como funciona um tratamento que trabalha com o inconsciente?
O trabalho do psicanalista é decifrar o inconsciente através de uma escuta qualificada que vai guiando o paciente nesse processo. É despertar o desejo do paciente em falar – fazer falar – para que se apresente, em sua fala, aquilo que nele fala. É escutar, portanto, para além da história do paciente, ouvindo aquilo que o atravessa, o prende, o pega e o toca. Isto é, a Psicanálise vai trabalhar com o inconsciente do paciente através da palavra, revelando aquilo que está por detrás dos seus sofrimentos, angústias, falas, sintomas, demandas, comportamentos, idealizações, frustrações, fantasias, desejos, repetições, etc, o tornando mais consciente de si mesmo através do bem-dizer e dos desembaraçamentos de sua mente. Logo, num processo analítico o paciente fala, re-significa e decifra aspectos de sua vida indo além de sintomas e do que está aparente. Ou seja, a psicanálise não trabalha com comportamentos e sintomas para modificá-los, pois tem-se o entendimento de que o sintoma é uma resposta à outras questões e que tirando o mesmo aparece outro no lugar. Com isso, busca-se trabalhar a pessoa no todo indo naquilo que está na "raiz do problema", entendendo seu contexto, sua história de vida, suas relações, suas particularidades e singularidade. O paciente torna-se, assim, consciente das repetições inconscientes que provoca em sua vida, aprendendo a conviver com o que é incurável e se reconciliando, dentro do possível, com sua própria história
Para esse tratamento, damos o nome de análise, o que é diferente de uma psicoterapia convencional!
Como funciona o meu trabalho em específico?
Fundamentos da Consulta
Modo de Tratamento
Tempo e Duração
Características da Consulta
Para Quem?
Onde é ?
Preços e Convênios
deseja agendar uma consulta?
Este é o horário de funcionamento:
o agendamento pode ser feito:
Para agendar a consulta diretamente comigo, em que acredito ser a melhor maneira para efetuá-lo, entre em contato:
Se preferir, você também pode fazer seu agendamento imediatamente: visualize minha disponibilidade de horários clicando no botão abaixo e agende já sua consulta.
As consultas são presenciais!
Nas Redes Sociais em que me situo, meu intuito é promover uma conscientização da saúde mental, diminuindo o tabu existente com relação à tratamentos psicológicos e psicanalíticos, desmistificando o pensamento e derrubando preconceitos!
Você também pode acessar o Blog do site, onde compartilho semanalmente reflexões psicanalíticas
"Nunca é alto o preço a se pagar pelo privilégio de pertencer a si mesmo"
( NIETZSCHE )
