logo completa sem fundo deitada.png

CRP 04-53307

Você está à procura de um Tratamento Psicológico?

A saúde mental é muito importante na vida das pessoas. Tem muita coisa que acontece em nossa vida que requer uma elaboração e novas significações, se não vai nos fazendo tropeçar e mancar, nos levando à repetições e à paralizações. É necessário, então, que a gente se coloque em movimento na nossa própria vida e na nossa própria história, trazendo através da fala nossas questões e angústias para ordená-las e formulá-las a partir do recurso simbólico da linguagem que é extremamente importante. Porém, no cotidiano da vida acaba sendo um desafio encontrar uma forma de fazer isso sozinho e, muitas vezes, precisamos de buscar um auxílio ou ajuda...

O profissional de saúde mental é, portanto, muito importante para guiar a pessoa neste processo, ajudando-a a entender, elaborar e re-significar suas questões por meio de uma escuta qualificada.

Eu, Clara Nicolato, sou Psicóloga (CRP 04/53307) e Psicanalista

Quem é Clara Nicolato?

Clara é Psicóloga, formada pela PUC Minas com ênfase clínica. Desde a gradução, ela já focava seus estudos na teoria psicanalítica e nos estágios de prática também trabalhou com a mesma. Hoje, é Mestranda em Psicologia e sua Pesquisa está circunscrita na Psicanálise. Dá continuidade, portanto, aos seus estudos nessa teoria e faz um curso de formação nessa área no Instituo de Psicanálise e Saúde Mental de Minas Gerais. Suas consultas psicológicas se fundamentam, assim sendo, em uma escuta psicanalítica, isto é, uma escuta do inconsciente!

Entenda Mais...
Psicologia

Psicologia e Psicanálise são duas áreas da Saúde Mental:

Psicólogo
Psicologia

Área da ciência que se dedica aos estudos da mente, do psiquismo, da subjetividade, da consciência (pensamentos), dos comportamentos e das relações. 

Dentro da psicologia existem diferentes teorias e abordagens para poder se pensar as questões acerca do ser humano e suas formas de tratamento.

Psicanalista
Psicanálise

Área da saúde mental que se dedica ao estudo dos processos inconscientes.

​É estudada como uma abordagem da Psicologia, mas trata-se de uma teoria independente. É, além de uma ciência do psiquismo, uma experiência da linguagem que evidencia a singularidade de cada caso.

Psicanálise

Mas o que é o inconsciente?

O incosciente é uma verdade sobre nós que permanece inacessível aos pensamentos, isto é, à consciência. Ele é camuflado em nossa mente como uma forma de defesa, pois ele contém conteúdos que são traumáticos para nós. Mas, o inconsciente quer sempre se fazer consciente, então ele escapa em nossa fala e em nossos atos. Entretanto, ele passa despercebido por nós e vai guiando nossa vida sem nos darmos conta. Pode-se dizer que é aquilo que fala em nós, mas que nós mesmos não temos condições de dizer. É como um iceberg: a ponta seria a consciência e o que está debaixo d'água o inconsciente – só a ponta é perceptível, mas tem muito mais por detrás.

Ou seja, é o estranho que habita os espaços mais familiares em nós mesmos. É aquilo que não se conhece em si próprio e que nos atravessa e nos faz tropeçar e mancar. É como uma pedra no meio do caminho, mas uma que não dá para tirar. Precisa-se aprender a lidar com a pedra e enxergá-la como uma parte do caminho!

E como funciona um tratamento que trabalha com o inconsciente?

O trabalho do psicanalista é decifrar o inconsciente através de uma escuta qualificada que vai guiando o paciente nesse processo. É despertar o desejo do paciente em falar  – fazer falar –  para que se apresente, em sua fala, aquilo que nele fala. É escutar, portanto, para além da história do paciente, ouvindo aquilo que o atravessa, o prende, o pega e o toca. Isto é, a Psicanálise vai trabalhar com o inconsciente do paciente através da palavra, revelando aquilo que está por detrás dos seus sofrimentos, angústias, falas, sintomas, demandas, comportamentos, idealizações, frustrações, fantasias, desejos, repetições, etc, o tornando mais consciente de si mesmo através do bem-dizer e dos desembaraçamentos de sua mente. Logo, num processo analítico o paciente fala, re-significa e decifra aspectos de sua vida indo além de sintomas e do que está aparente. Ou seja, a psicanálise não trabalha com comportamentos e sintomas para modificá-los, pois tem-se o entendimento de que o sintoma é uma resposta à outras questões e que tirando o mesmo aparece outro no lugar. Com isso, busca-se trabalhar a pessoa no todo indo naquilo que está na "raiz do problema", entendendo seu contexto, sua história de vida, suas relações, suas particularidades e singularidade. O paciente torna-se, assim, consciente das repetições inconscientes que provoca em sua vida, aprendendo a conviver com o que é incurável e se reconciliando, dentro do possível, com sua própria história

Para esse tratamento, damos o nome de análise, o que é diferente de uma psicoterapia convencional!

Como funciona o meu trabalho em específico?

Meu trabalho consiste em acolher a pessoa no todo, ajudando-a a ressignificar e elaborar sua história de vida, se implicando nela, iluminando seu olhar para aquilo que passa despercebido e proporcionando uma nova abordagem de suas questões para que se coloque em movimento na sua própria história! 

Fundamentos da Consulta
Modo de Tratamento
Tempo e Duração
Características da Consulta
Fundamentos da Consulta

Minha consulta psicológica se fundamenta a partir de uma escuta psicanalítica, isto é, uma escuta do inconsciente. Sendo assim, as intervenções feitas no atendimento são orientadas pela teoria psicanalítica e, especificamente, seguindo os ensinamentos de Lacan acerca da prática analítica em nosso tempo.

Modo de Tratamento

Não trata-se de uma terapia convencional, e sim de um processo analítico que busca trabalhar com aspectos inconscientes. A consulta parte da demanda do paciente e, sendo assim, tudo será combinado com o indivíduo incluindo suas particularidades e singularidade.

 

O processo depende  do desejo e do engajamento do próprio paciente, o psicanalista é alguém que irá guiar o manejo clínico através de uma escuta qualificada.

O tratamento é feito através da palavra, por meio de uma conversação, da ordem do bem-dizer, que busca abrir os olhos do sujeito de uma forma transformadora.

Se necessário apoio médico/psiquiátrico, o paciente será encaminhado.

Tempo e Duração

O tempo médio da sessão é de 40 minutos, mas que variam a depender do momento que considero apropriado para interromper, como também da demanda do paciente. É recomendado que as consultas sejam no mínimo 1x por semana, mas, podendo variar, igualmente, a depender do que é recomendado e solicitado.

 

A duração do tratamento não é limitada, podendo durar o tempo desejado. Entretanto, poucas sessões são insuficientes para obter resultados, pois é necessário a princípio construir um vínculo entre o paciente e o psicanalista (chamado transferência) para que a análise seja efetiva. O tempo da construção do vínculo vai depender de cada caso.

Para Quem?
Para Quem?

Atendimento para crianças, adultos, adolescentes e jovens.

O tipo de tratamento que ofereço independe da idade, sendo algo aplicável à qualquer pessoa.

O atendimento de crianças usa mais o lúdico, além de conversação, como jogos e desenhos.

O atendimento de jovens e adultos é feito essencialmente através do recurso da linguagem, ou seja, pela palavra, havendo um lugar de escuta individualizada.

Onde é ?
Onde é?

Atendo em meu consultório particular, localizado no bairro Belvedere da cidade de Belo Horizonte. É em uma casa, em frente ao colégio Edna Roriz, aonde alugo uma sala que possui uma estrutura que preza a privacidade do paciente, além de ser um ambiente humanizado, aconchegante e acolhedor.

 

Para quem vai de carro: costuma ter vaga na porta.

Para quem vai de ônibus: 4113 para do outro lado da rua.

Av. Prof. Cristóvam dos Santos, nº 420

Bairro Belvedere

Belo Horizonte, MG

Preços e Convênios
Preço e Convênio

Não trabalho com convênios médicos, e sim com consulta particular. Mas dependendo do convênio que você possui, eles reembolsam o valor da sessão mediante a recibo: Amil, Bradesco, Sulamérica e Golden Cross (a partir do plano essencial) oferecem essa possibilidade.

O preço da consulta deve ser informado no contato direto comigo. 

As consultas podem ser pagas por sessão ou mensalmente, sem variações de valor.

O pagamento pode ser efetuado em dinheiro, cheque, transferência bancária, depósito bancário ou pelo PicPay.

Possuo parceria com a equipe Heleno Freitas (HF), em que ofertamos um convênio para todos os corredores e seus familiares, para mais informações entre em contato.

 

deseja agendar uma consulta?

Este é o horário de funcionamento:

seg à sex 9:00 às 22:00

sáb 10:00 às 13:00

o agendamento pode ser feito:

Para  agendar a consulta diretamente comigo, em que acredito ser a melhor maneira  para efetuá-lo, entre em contato:

Se preferir, você também pode fazer seu agendamento imediatamente: visualize minha disponibilidade de horários clicando no botão abaixo e agende já sua consulta.

As consultas são presenciais!

Nas Redes Sociais em que me situo, meu intuito é promover uma conscientização da saúde mental, diminuindo o tabu existente com relação à tratamentos psicológicos e psicanalíticos, desmistificando o pensamento e derrubando preconceitos!

  • Instagram - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
  • YouTube

Você também pode acessar o Blog do site, onde compartilho semanalmente reflexões psicanalíticas

"Nunca é alto o preço a se pagar pelo privilégio de pertencer a si mesmo"

( NIETZSCHE )

desenho logo sem fundo.png

ESPAÇO

© 2020 por Clara Nicolato. Direitos Reservados.