• Instagram - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
  • YouTube

© 2019 por Clara Nicolato. Direitos Reservados.

 
Screen Shot 2019-08-30 at 18.44.56.png

Bem -vindos

Em parceria com a equipe HF,   ofertamos um convênio para todos os corredores e seus familiares.

Se você procura por qualidade de vida e bem-estar  físico, saiba que trabalhar sua saúde mental é essencial para alcança-los, através da ressignificação de suas questões, elaboração de superações e de um trabalho que ajuda a ultrapassar dificuldades e obstáculos.

Muitos dos problemas que possuímos – à exemplo de transtornos alimentares e problemas de auto estima relacionados à nossa imagem – são um reflexo do que somos como um todo. Importante abrir nossos olhos para aquilo que diz de nós mesmos mas que não conseguimos enxergar. Só assim para superar certas barreiras ou ao menos aprender a conviver com aquilo que nos toca, nos atravessa e nos impacta.

Para mais informações entre  em contato:

Breve portfólio para baixar e compartilhar

Meu espaço também é localizado no bairro Belvedere

Texto para Refletir:

 

DOENÇAS E DORES:

Físicas ou mentais?

Muitas vezes produzimos doenças em nosso corpo que tem causas mentais. Foi assim, inclusive, que Freud descobriu a psicanálise: ele era neurologista e percebeu que várias doenças não tinham causas biológicas justificáveis e acabou fundando a psicanálise através da descoberta do inconsciente. Essas doenças eram chamadas de conversões histéricas, em que os sujeitos traziam para o corpo algum trauma psíquico tendo convulsões, paralisias e etc que eram doenças da moda naquela época. Freud, através da regressão hipnótica e do acesso ao inconsciente, conseguia curar essas histéricas de seus sintomas. Depois, Lacan aprofundou nos ensinamentos de Freud e reconheceu um fenômeno que nomeou de “Acontecimento no Corpo”, que pode acontecer em qualquer sujeito, em qualquer estrutura psíquica. Hoje muitas pessoas chamam essas doenças de psicossomáticas, mas muitas vezes isso passa batido e a doença é tratada como física. Freud já dizia que o que não falamos é convertido em enfermidade! Coisas simples como dores de cabeça, de estômago, problemas na pele...muitas vezes tem causas emocionais inconscientes, assim como outras doenças mais graves como deslocamento de retina, cegueira, pedra na vesícula, nos rins, infecções, entre outras. Enfim, não tem regra de qual doença é um acontecimento no corpo ou não, vai depender da história de vida do sujeito e do que ele tem a falar sobre isso. Muitas vezes quando as doenças já se baseiam em repetições, é algo que tem influência do inconsciente. Hoje muitas pessoas pregam ter um estilo de vida saudável se exercitando, se alimentando de forma saudável, se espiritualizando e energizando com yoga, meditação entre outras práticas “da moda” e esquecem da saúde mental. Acabam, portanto, entrando em um paradoxo. Se você deseja ter saúde física, é muito importante ter, antes de tudo, saúde mental! Falar sobre nossos traumas, nossas questões e ressignificá-las é de extrema importância! Saiba que negligenciando sua saúde mental, você também está negligenciando sua saúde física. Somos seres complexos que devem ser analisados em sua totalidade...o dualismo mente x corpo já é algo ultrapassado. Nosso corpo responde a nossa mente o tempo inteiro. Ou seja, nosso corpo é atravessado o tempo todo pelo inconsciente. Muitas vezes uma dor psíquica é levada ao corpo e sentida no real. Importante nos atentar à isso. Vale a reflexão e um maior cuidado com a saúde em sua totalidade!