Luto

Você já sentiu luto devido à perda de alguém?


Perdemos alguém não só com o real da morte, mas também com o rompimento de laços e de relações.


Mas o que é o luto?


Quando a libido (energia psíquica) perde um dos seus lugares de investimento, fazendo com que haja uma hemorragia da mesma.


Ou seja, quando perde-se alguém em que estava investido grande parte dos nossos pensamentos e desejos, o vazio é evidenciado e a nossa energia psíquica pode ficar enfraquecida, tornando-se sem destino.


Muitas pessoas, durante a vivência de um luto, além de estarem em um intenso sofrimento, encontram-se apáticas, sem força e nem vontade de seguir em frente. Com efeito, acabam, muitas vezes, sendo diagnosticadas com depressão.


Normalmente não se trata de uma depressão propriamente dita, mas de estados depressivos que são desencadeados pela vivência do luto.


É por isso que, diante do encontro com essa experiência traumática, muitos buscam um amparo e uma ajuda na saúde mental, o que é fundamental.


E quanto tempo dura um luto?


Não existe regra, pode durar dias, meses ou até anos.


Depende de como a pessoa conseguirá resgatar a sua libido (energia psíquica) e investir em um outro alguém ou em outra coisa. Como também depende do êxito em ressignificar o trauma e sustentar o desejo de continuar caminhando...


É claro que não é um processo fácil, todavia, não deve-se evitá-lo...


É preciso vivenciá-lo para conseguir atravessá-lo, uma vez que é preciso elaborar e isso só é possível quando fala-se dele.


A negação do luto pode fazer com que ele seja adormecido, mas não ajudará a encontrar soluções diante da dor e do sofrimento, que continuarão presentes mesmo que camuflados.


E muitas vezes é falando sobre que pode-se apostar em elaborações, ressignificações e soluções, que são singulares.


E atravessá-lo não significa necessariamente que a saudade e a falta de alguém será APAGADA, e sim AMENIZADA, possibilitando que o desejo pela vida (continuar caminhando) ganhe seu lugar apesar de tudo isso.

  • Instagram - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
  • YouTube

©2020 por Clara Nicolato. Direitos Reservados.