Angústia

Quem ai nunca se sentiu angustiado? Até difícil pensar nos momentos em que não estamos angustiados, não é mesmo?





A angústia normalmente é esse sentimento que nos deixa inquietos, com uma sensação de aperto no peito, que nos tira boas noites de sono, nos trás pesadelos, converte sintomas em nosso corpo, nos deixa fragilizados, ansiosos... enfim há várias formas de nomear a angústia!


As angústias que vivemos nos remete à uma angústia fundamental: de que somos seres desamparados e precisamos do outro. Mas nada na vida tem-se garantias, tudo pode desmoronar...há um mal-estar!


O mal-estar diz também de que temos que renunciar o tempo todo nossas pulsões (certos impulsos energéticos que buscam se satisfazer) para conviver em sociedade. Ou seja, temos que ter um controle sobre nós mesmos mas não temos controle nenhum sobre o outro!


Queremos segurar firme, encontrar firmeza nos nossos caminhos, mas escorre em nossas mãos! Não existem certezas e não somos completos: somos seres faltosos, castrados e temos um buraco e um vazio fundamental, que nada irá completar!


As angústias que sentimos em momentos de nossas vidas nos remetem, portanto, à tudo isso! Muitas vezes nos paralisa, nos atropela, nos desanima, nos cala... mas é importante que a gente fale sobre ela, simbolize ela e dê nome à ela!


Localizar nossos fantasmas e nossos desejos é de fundamental importância!


E assim que conseguimos aliviar esse imaginário que nos sufoca através da palavra (do bem-dizer), colocamos nosso desejo em movimento e voltamos a caminhar em nossas vidas!


O melhor remédio para a angústia é o desejo! É algo que te coloca em movimento na sua vida e na sua história!


O que te faz querer continuar caminhando? Fica este post para refletir!

  • Instagram - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
  • YouTube

©2020 por Clara Nicolato. Direitos Reservados.