Auto Estima e Auto Confiança

Foi sugerido que eu abordasse um pouco sobre a auto estima e a auto confiança.


Primeiro importante pontuar que ao nível do inconsciente, podemos dizer que a maioria (com a exceção de alguns casos) possui uma grande auto estima e auto confiança, isso porque temos um narcisismo fundamental. Como expliquei no video sobre egoísmo e narcisismo, em um dado momento da nossa constituição psíquica o narcisismo é constituído e precisamos ultrapassá-lo para conseguir estabelecer laços sociais, mas em um certo ponto ele está sempre presente (mas claro que a sua exacerbação é perigosa). Sendo assim, ao nível do inconsciente podemos dizer que os sujeitos se amam. O incômodo diante da relação com o outro passa mais pelo fato de que, quando o sujeito não é reconhecido como deseja ser, sente-se frustrado constitucionalmente. Se pensarmos metaforicamente, é como se arranhassem uma ferrari (como me explicou uma vez meu analista). Ou seja, tem algo ali, percebido com muito valor, que é atingido e isso ameaça a sua percepção do seu próprio valor.


A questão é que não é dessa forma que apreendemos no consciente. O que acontece é que muitos realmente parecem se sentir inferiores que os outros. Mas importante pontuar que, no fundo, muitas vezes o que existe, na verdade, é um desejo de ser reconhecido como superior. As pessoas não querem ser “qualquer um”, elas querem ser vistas, olhadas e reconhecidas como alguém único e exemplar.


Isso também se associa à auto confiança, porque o que também acontece, frequentemente, é uma super exigência, uma aspiração à perfeição, à um lugar sem falta. Mas, como a falta sempre aparece, muitos se frustram por terem almejado um ideal inalcançável e isso acaba por abalar, conscientemente, sua auto confiança. Porque, na verdade, o que queriam eram a garantia de que, em si, teriam um lugar de completude.


Logo, o que muitas vezes a baixo estima e a baixo confiança revelam, é uma dificuldade de lidar com a própria falta que existe em cada um e em aceitar que um ideal de superioridade e de reconhecimento, tal como muitos desejam, esbarra no impossível.


O que você pensa sobre isso?

  • Instagram - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
  • YouTube

©2020 por Clara Nicolato. Direitos Reservados.