Controle das emoções: isso é possível?
Nosso querido Freud já dizia que aquilo que não se expressa retorna de forma mais intensa depois, como também já dizia que aquilo que não falamos é convertido em enfermidade.
.
Ou seja, a tentativa de ignorar certas questões é ilusória, pois ou é convertido no próprio corpo (como alguns gostam de nomear de psicossomatização) ou retorna depois de algum outro modo.
.
Podemos pensar que a ideia de controle das emoções tem a ver com o avanço do discurso científico que busca tudo-saber e tudo-responder, mas é importante entender que existe um furo aí, pois é impossível alcançar esse ideal. Mas, mesmo assim, existem diversas práticas que vendem o “controle das emoções”. .
Importante refletir também sobre o que entende-se por emoções: são os sentimentos? Aquilo que se expressa em nós? Trata-se de uma resposta da nossa mente a uma outra coisa, isto é, tem algo que está causando nossas emoções.
.
Portanto, acredito que mais do que tentar se livrar dos sentimentos, precisamos elaborar o que está por detrás deles e, assim, encontrar novas formas de lidar com tudo isso.
.
O que você faz com isso que você sente?