Desejo

Você já parou pra pensar sobre o que você deseja?




O desejo é muito importante na psicanálise, é um fator INCONSCIENTE que está por detrás de muitas coisas de nossa vida! Isto é, o desejo está na dimensão do inconsciente (não sendo algo do senso comum).


Importante ressaltar que desejar é diferente de querer, indo muito além disso. Nem sempre desejamos o que queremos e vice-versa.


Segundo Miller, o desejo é sempre um lamentar-se, deplorar-se, pois o desejo sempre vai dizer de uma falta! Afinal, só desejamos porque algo está faltando, não é mesmo?

“Somos seres desejantes destinados à incompletude e é isso que nos faz caminhar” (Lacan).

O desejo, portanto, só se constitui em referência à um não ter!


Há modos inconscientes diferentes de lidar com o desejo: existe a dinâmica do desejo insatisfeito, em que a pessoa ama tanto o desejo que evidencia o tempo todo alguma falta para continuar desejando. Tenta, então, suspender a satisfação do desejo para eternizá-lo no outro. Sendo assim, a pessoa está fadada à uma constante insatisfação.


Existe, também, a dimensão do desejo impossível, em que o desejo sempre supõe o outro e, então, quando quer desliza o desejo para o outro. Ou seja, quer anular o desejo quando ele aparece, para se tornar impossível, pois não suporta o desejo porque o desejo diz da falta e não suporta a falta e nem se sentir faltoso.

Essas “dimensões” de desejo estão por detrás de muito manejos dentro de um relacionamento: você sente que está sempre insatisfeito? Muitas vezes “procurando” por defeitos e problemas? E você está sempre tentando realizar o desejo do outro? Às vezes de forma sufocante por matar sempre o desejo da pessoa?

Essa dinâmica é conhecida como “o casamento entre a histérica e o obsessivo” pois um sempre vai buscar uma forma de desejar e o outro uma forma de realizar esse desejo que desliza para o outro se tornando um ciclo sem fim.

Importante refletir sobre nossas insatisfações e nossas dinâmicas de se relacionar com o outro!

  • Instagram - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
  • YouTube

©2020 por Clara Nicolato. Direitos Reservados.