Felicidade


O que é felicidade?


Felicidade é associada a ideia de plenitude, paz, satisfação... pode-se pensar que são momentos em que há uma evitação do desprazer.


Há, ainda, um ideal de felicidade nos dias de hoje “você será feliz quando”: sua vida amorosa estiver correspondida, quando você estiver bem-sucedido no trabalho, independente financeiramente, satisfeito com seu corpo e sua aparência, enfim... há inúmeras estipulações.


Mas torna-se importante refletir que não se passa de uma ilusão! O desprazer e as frustrações fazem parte da vida e deve-se saber conviver e lidar com eles quando aparecem!


É fundamental saber suportar os momentos de falta..até porque só desejamos porque algo falta! A falta e o desejo nos coloca em movimento na nossa própria vida e na nossa própria história. Para aliviar a angústia é preciso do desejo, ou seja, algo tem que faltar!


Entretanto, no mundo de hoje há um imperativo de “seja feliz”, uma espécie de ditadura da felicidade que cobra as pessoas de estarem com um sorriso no rosto o tempo inteiro e olhando só para o lado bom das coisas! Vivendo uma vida de “positividade”... o que não só é massacrante para o sujeito que passa a se cobrar o tempo todo de se sentir feliz, como também impede o sujeito de elaborar os momentos difíceis, suas angústias, suas questões, que são de extrema importância!





O mundo de hoje é o mundo dos deprimidos porque, além de diversos fatores (como muita cobrança, muita comparação, muita solidão) é o mundo que não quer deixar as pessoas viverem suas tristezas e já diagnosticam e carimbam nelas uma doença e uma medicação! Claro, a depressão existe, mas hoje em dia é algo muito banalizado... as pessoas não podem passar por momentos difíceis, angustiantes, não podem se desanimar, se frustrar, chorar, se sentir tristes... enfim, não podem falhar e devem estar aptas a produzir o tempo todo! Viraram escravas do mundo da satisfação e realização constante!


Mas a vida é feita de altos e baixos.


Há ainda o real, que é algo que faz um furo nesse ideal de completude, que vem para mostrar que existe um vazio!


Vale a reflexão para saber-fazer com o real da vida que nos atravessa o tempo inteiro!

  • Instagram - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
  • YouTube

©2020 por Clara Nicolato. Direitos Reservados.