Inconsciente

O Inconsciente é o que se escuta num processo de análise, como uma forma de iluminar para o paciente aquilo que o atravessa mas que passa imperceptível.



O inconsciente é o objeto de estudo da psicanálise. Foi descoberto por Freud, quando era neurologista, pois percebia que muitas doenças não tinham causas biológicas justificáveis, e sim psicológicas. O inconsciente é formado pela linguagem e tudo que é traumático para nós é mantido lá! Ou seja, o consciente recalca (manda de volta) pro inconsciente aquilo que é traumático para nós como uma forma de defesa.

No entanto, o inconsciente quer sempre se fazer consciente, então ele arruma meios de deixar que algo escape: nos sonhos, nas palavras ditas, nos chistes (brincadeiras com fundo de verdade), nos atos falhos (realmente atos falhos que são falhos por um propósito), entre outras coisas. O trabalho do psicanalista (ou analista) é « decifrar » o inconsciente!


Existe até uma famosa analogia do iceberg: a ponta dele é o consciente, e tudo que está embaixo d’agua é o inconsciente - só a ponta é perceptível, mas tem muito mais por detrás! E a voz do inconsciente é sutil, mas ela não descansa até ser ouvida! Então o inconsciente está por detrás de muitas coisas na nossa vida e passa despercebido por nós!




Como disse Jung:


"Até você se tornar consciente, o inconsciente vai guiar a sua vida e você irá chamá-lo de destino"

Ou seja, o inconsciente é algo que nos atravessa e que nos faz tropeçar sem que a gente perceba. É algo que fala dentro de nós, mas que não conseguimos escutar devidamente. É o estranho que habita em nós mesmos!

  • Instagram - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
  • YouTube

©2020 por Clara Nicolato. Direitos Reservados.