O analista interpreta?

Atualizado: 28 de Out de 2019

A interpretação no sentido teórico da palavra é quando dizemos que B é A!



Por exemplo, Freud atendeu o caso de uma paciente, Elizabeth, que possuía um sintoma de dor na perna! Ao escutar seus relatos e sua fala, ele interpretou que as dores na perna dela estariam associadas à um desejo reprimido que tinha pelo seu cunhado! Ao dizer isso para ela, Freud estava interpretando seu sintoma!


Entretanto, Freud foi percebendo que a interpretação de tornar o inconsciente consciente não garantia resultados efetivos!


Até porque naquela época o sintoma era visto como algo que deveria ser eliminado, uma vez que tinha-se uma concepção de que era uma fonte de desprazer na consciência do indivíduo, e de prazer no inconsciente!


Depois disso, com outras teorizações psicanalíticas, o sintoma passou a ser visto como uma solução particular para o sujeito, que está ligado à um gozo (e não à um prazer e nem desprazer)!


E, a partir dos questionamentos que foram sendo aprofundados, a psicanálise foi abandonando essas interpretações (consideradas até de uma certa forma selvagens).


O que o analista traz para o paciente são meras pontuações que o próprio paciente traz em sua fala! Lacan, por exemplo, atendeu uma paciente que lhe disse “meu marido não me serve... cerveja” e quando pontuou para ela “então você está dizendo que seu marido não te serve?” ele não estava interpretando, e sim trazendo a própria fala da paciente para ela! Essa paciente até chegou a contestar Lacan dizendo “então você está me dizendo que meu marido não me serve?” E ele respondeu: “não fui eu que disse, foi você”!


A interpretação, no sentido pedagógico de ensinar algo para o sujeito, não faz parte mais da psicanálise dos dias de hoje!


O que o analista contemporâneo faz é levantar para o indivíduo sua própria fala onde aparece o sujeito do desejo (inconsciente): que é justamente nesse lapso da linguagem

( “...”).


Ou seja, o analista não interpreta, a fim de dizer que o paciente está sentindo isso por causa daquilo, e sim faz pontuações para o sujeito levantando de volta questionamentos referente ao que ele mesmo diz!

  • Instagram - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
  • YouTube

©2020 por Clara Nicolato. Direitos Reservados.