O Mundo das Modas

O que que acontece com os sujeitos no mundo das modas?





É um mundo de infinitas ofertas o tempo todo, em que tudo está em constante movimento e transformação já que as ofertas vão se atualizando incessantemente!


É um mundo que exige, pois, uma imensa readaptação dos sujeitos às novas ofertas (para se enquadrarem nelas) e que, ao mesmo tempo, convida-os para gozar sem limites nesse mundo de tantas possibilidades!


Há o imperativo: “compre” “consuma” que pode ler-se em: “goze”!


É um mundo também mais da demanda e menos do desejo, porque além da moda ser uma “obrigatoriedade” que influencia a pessoa a querer o que é postulado pelo mercado, a falta de limites também resulta na falta de desejo! Isso se dá pois o desejo diz de um falta, isto é, só desejamos porque algo está faltando!


Então, a moda convida os sujeitos a gozarem sem limites, sem deixar faltar, sem desejo, ocasionando em um processo mortífero para o sujeito que o leva à uma compulsão desenfreada!


Não é atoa que pode-se notar no mundo de hoje um aumento não só da compulsão às compras, como também às drogas, à comida, às mídias, etc!


É um mundo voltado para o excesso, para a lógica do mais-de-gozar, ocasionando vários tipos de overdose subjetivas!


Importante abrir os olhos para o que as pessoas solicitam, inclusive no campo da saúde, porque muitas vezes estão inseridas nessa lógica da moda que as alienam e que as levam nas ondas de desconhecimento sobre si mesmos! Tona-se fundamental escutar o sujeito e ajudar a implicá-lo no que ele mesmo fala e busca, promovendo uma elaboração dessas questões!

  • Instagram - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
  • YouTube

©2020 por Clara Nicolato. Direitos Reservados.