O que é Gênero?

Entenda o gênero na perspectiva psicanalítica!





Já que as questões de gênero é um tema em vigor atualmente e é algo que estou estudando no meu mestrado, resolvi falar um pouco sobre para incitar uma reflexão.


O que é o gênero na perspectiva psicanalítica, ou seja, do inconsciente?

O lugar do gênero é um lugar de questionamento, isto é, é uma pergunta subjetiva da ordem de uma construção (um movimento, um processo) que afeta a relação com o corpo e com o outro. Sendo que o subjetivo é determinado por um vazio central: o não-saber (exatamente o que promove os questionamentos). O sujeito, portanto, tem uma relação enigmática com o seu sexo!


O binarismo entre homem e mulher é muito menor que a separação entre o sujeito e seu próprio sexo: ou seja, a diferença entre homem e mulher é de uma dimensão menor do que a separação que a pessoa tem com seu próprio sexo - no sentido de questionamentos: o que é ser mulher, o que é ser homem...já que a pergunta “quem sou eu” é sempre uma pergunta do ser sexuado, no sentido que inclui a dimensão do gênero e do sexo. Importante dizer que não existe complementaridade dos sexos, não existe simetria - a mulher não é o oposto do homem e vice versa.


A teoria Lacaniana sobre a diferença sexual postula que deve-se desenhar o gênero como modo de ser e não como uma norma segundo a natureza - a anatomia e o corpo não são fatores elimináveis, mas são fatores que entram em jogo através da palavra. Além disso, busca-se afirmar uma nova face para o feminino, pois não se define o feminino a partir da maternidade, sendo algo para além da mãe - ser mulher não é o mesmo que ser mãe, apesar de ainda terem mulheres que buscam a maternidade como uma forma de expressar sua feminilidade!


A diferença sexual, portanto, é um fundamento da ordem social e é a ordem simbólica (da linguagem, da palavra) que introduz a diferença!


A identidade sexual, então, é algo que vai estar associada à relação que o sujeito tem com o próprio corpo e com o outro, sendo algo singular e particular para cada sujeito!

  • Instagram - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
  • YouTube

©2020 por Clara Nicolato. Direitos Reservados.