Psicanálise e Sexualidade: tudo é sexual?

Por acaso você já escutou que na psicanálise tudo se volta para a sexualidade? Que tudo se resume ao sexual?

.

Infelizmente isso é uma desinformação que muitos escutam!

.

A Psicanálise trouxe muitas considerações importantes sobre a sexualidade, mas isso não quer dizer que tudo se resume à ela!

.

Freud, por exemplo, elaborou muitos pontos importantes com relação as fantasias de sedução (quando percebeu que alguns sintomas histéricos da época tinham isso como causa), sobre a sexualidade infantil (que chocou muitos quando pontuou sobre as fases oral, anal e fálica e sobre o complexo de Édipo), sobre o conceito de pulsão (que trata-se de uma libido, uma energia psíquica, que busca se satisfazer), entre outras coisas.

.

Mas o que tudo isso mostra é como o conceito de sexualidade na psicanálise é muito mais amplo do que se pensa no senso comum.

.

Mesmo assim, é importante pontuar que ela não está na base de tudo. Com Lacan isso ficou ainda mais claro quando trouxe muitos outros elementos para se pensar sobre o inconsciente (como os registros simbólico, imaginário e real). Nesse caminho, elaborou-se muito sobre a linguagem e sua relação com o inconsciente (pois como muitos já escutaram “as palavras tem um peso”, isto é, tem algo do que é dito que nos marca).

.

Ou seja, através dessas breves pontuações que estou trazendo, pode-se elucidar como que a nossa mente é muito complexa e tem muitas questões a se elaborar em torno dela.

.

Portanto: não, nem tudo é sexual. Apesar de ser muito importante pensar sobre a sexualidade (em seu amplo sentido), há muito em nós que é além disso.

.

Uma das construções mais importantes que foi elaborada nesse meio tempo, é a famosa frase lacaniana que diz: “a relação sexual não existe”, no sentido de que os sexos não se complementam e que tem algo nas relações que comporta um desencontro, uma vez que algo sempre falta.

.

Deixo, portanto, essa construção teórica por último para mostrar que pensar sobre tudo que a sexualidade engloba sempre permeou a psicanálise, mas num sentido muito mais amplo (como já pontuei) que ainda coloca, antes de tudo, outras questões em jogo.

.

O que você já escutou sobre isso?

  • Instagram - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
  • YouTube

©2020 por Clara Nicolato. Direitos Reservados.