Relacionamento: o que dizer ou não-dizer?




Você tem dúvida de quais incômodos deve falar ao seu companheiro(a) e o que deve guardar para si?


Isso é uma questão complexa e o balanceamento disso perfeito é impossível!


Tem pessoas que falam de mais e tem pessoas que falam de menos!


É importante entender que quando não dizemos algum incômodo que sentimos ou algo que nos angustia isso pode criar um espaço de não-dito e alimentar fantasias e o imaginário do seu parceiro(a) criando uma barreira entre vocês! Isto é, quando não damos clareza ao que se passa nosso parceiro pode criar suposições em sua mente que podem prejudicar a harmonia da relação! Por outro lado, também devemos saber aquilo que cabe a nós resolver com nós mesmos e não com o outro, isto é, saber se seu incômodo é mais uma questão sua e algo que você deve elaborar com si mesmo do que algo que deve ser levado ao parceiro para discussão! Se não, vamos atirar inúmeras demandas ao parceiro(a) que acabará se sentindo sufocado.





Esse manejo é muito complexo, mas entendendo isso já facilita a busca por uma relação mais harmônica e saudável!


É importante entender que sempre haverão desencontros, problemas, insatisfações e que temos que saber lidar com elas da melhor forma buscando sempre uma comunicação clara (porque a pessoa nunca vai captar e entender o que queremos dizer da maneira como achamos ou desejamos).


Lembrando que falar é diferente de dizer: falar é falar qualquer coisa, dizer já é dizer algo que é carregado de significado! Vamos falar menos e dizer mais! E claro, como distinguir aquilo que pertence à mim e aquilo que devo discutir com o outro?


Só através da fala, da elaboração e da ressignificação de suas questões, demandas e desejos.


[de preferência com alguém que tenha uma escuta qualificada como um profissional da área].

  • Instagram - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
  • YouTube

©2020 por Clara Nicolato. Direitos Reservados.