• Instagram - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
  • YouTube

©2020 por Clara Nicolato. Direitos Reservados.

Saber-fazer diante da Quarentena




É.. esse encontro com o coronavírus nos convocou muitas coisas: isolamento social, paralização econômica, vulnerabilidade, preocupação com o outro e com nós mesmos, intensificação das nossas questões, ansiedade, medo, angústia, paciência...(algumas das palavras que escutei)...mas o que fazer com tudo isso?


Precisamos saber-fazer diante desse real, que nos coloca frente ao indefinido, ao inesperado, ao indizível e ao vazio... nos lembrando que agora, muito mais do que nunca, não se há garantias: não há garantia de saúde, não há garantia de trabalho, não há garantia econômica, não há garantia de bem-estar... mas pera... isso nunca houve, mas parece que isso se inTENSifica mais ainda. Ta aí...o coronavírus nos colocando de cara com real e com o acaso!


Mas o que é saber-fazer? É quando você não nega o real, e sim acolhe o acaso e se reinventa dentro das possibilidades. “O que cabe a mim fazer diante de tudo isso?” E essa resposta será singular para cada um! Não há regras... há uma ética humana do que se deve fazer nesse momento, mas como você vai lidar com isso, as soluções e as saídas que você encontrará, vai ser particular.


tempo ao tempo, dê tempo a si mesmo e dê tempo ao outro e, ainda, dê tempo para a sua dificuldade de dar tempo às coisas.


É evidente que esse momento exigirá de nós reinventar e re-significar: nossa rotina, nossos hábitos, nosso trabalho e nossos laços. Mas dê tempo também para suas reinvenções! Um dia de cada vez...