Setembro Amarelo

A conscientização da saúde mental é algo que venho tentando fazer nesse espaço toda semana! Entretanto, esse mês de setembro passou a ser dedicado à este propósito. Um propósito que é extremamente importante, mas, ao mesmo tempo, extremamente delicado.


Torna-se, mais ainda, fundamental salientar que não se trata de divulgação e proporção em massa de frases de auto-ajuda! Até porque a palavra “auto-ajuda” já evidencia o erro que contém: é necessário a procura da ajuda de um profissional de saúde mental, ou seja,

deixando de ser “auto” e buscando no outro um auxílio.



Muitas vezes essas frases de auto-ajuda, além de serem formas banalizadas de generalizar, não abrem o olho para o que é particular no sofrimento humano! Não existem regras!


A psicanálise é uma clínica do caso a caso e ela está o tempo todo nos atentando para o que há de singular em cada sujeito!


Seu sofrimento é seu sofrimento e de mais ninguém! Ele está relacionado à sua história de vida, aos seus traumas, suas vivências, suas queixas, seus sintomas, suas fantasias... enfim, é algo unicamente seu! E por ser tão seu, nada mais benéfico para você do que dizer sobre ele e ir elaborando, na sua fala, suas questões a fim de encontrar saídas para o que tanto te paralisa! Isto é, encontrar novos caminhos e fazer algo com isso que te causa, te toca e te marca!


E a ajuda de um profissional pode guiar você nesse processo, abrindo seus olhos para aquilo que passa despercebido e ajudando você a ressignificar suas questões! É importantíssimo utilizar da palavra para tratar suas angústias, e não do ato!


FALE mais sobre isso e encontre a SUA solução e, nesse caminho, busque um profissional qualificado para te ajudar nessa busca da melhor forma possível!

  • Instagram - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
  • YouTube

©2020 por Clara Nicolato. Direitos Reservados.