Sobre se Reinventar




O momento atual nos exigiu reinventar. Mas o que é se reinventar?

.

Quando somos surpreendidos na vida por momentos que não esperávamos, ela nos convoca que cada um faça aquilo que é possível, ou seja, o que você, nesse atual momento, consegue fazer? O que você dá conta de sustentar? O que você deseja realizar? Fazer essas perguntas já é um começo para se reinventar!

.

Importante entender que se reinventar não é ser super produtivo e encontrar soluções perfeitas, primeiro porque a perfeição é ilusória e segundo porque muitas vezes a auto-exigência excessiva é massacrante e mais nos paralisa do que nos movimenta.

.

Importante movimentar nossa vida, nossos sonhos, nossos desejos... mas também é importante entender que é impossível tudo-fazer e tudo-dar-conta! Abraçar nossas limitações, nossas faltas e nosso vazio é fundamental!

.

Se reinventar também não é sentir bem-estar e felicidade o tempo todo. A felicidade é feita de momentos e não se trata de um estado de constância! O bem-estar, de forma semelhante, também não é uma solução possível, uma vez que o mal-estar é inerente à vida em civilização: aquela sobre a qual dependemos do outro mas nos falta garantias, aquela na qual somos desamparados e aquela diante da qual precisamos renunciar muitos dos nossos prazeres.

.

Se reinventar é saber lidar também com as frustrações, com a angústia e com as suas questões. É tentar entender com o que você se encontra quando você se encontra com o acaso e com o indefinido. Ou seja: o que está em jogo em todo o seu sofrimento diante desse momento? É, portanto, elaborar o que marca e atravessa a sua história.

.

Se reinventar é ir colocando, na medida do possível, os seus desejos em movimento mesmo quando se deparar com dificuldades. É encontrar as soluções possíveis diante da sua realidade.

.

Se reinventar não é uma resposta universal, ela vai se dar de forma singular: cada um, se reinventando, à sua maneira.

.

Se reinventar não é fácil, mas é preciso, porque ficar paralisado será muito pior. É, então, entender que o mundo não é estático e que tampouco somos nós.

.

Se reinventar é escrever, apagar e reescrever a sua história sem nunca parar...

  • Instagram - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
  • YouTube

©2020 por Clara Nicolato. Direitos Reservados.