Sonhos

Foi sugerido que eu falasse um pouco sobre sonhos, aquele mundo para onde entramos quando vamos dormir. Esse mundo trata-se de algo extremamente subjetivo, isto é, inconsciente. Os nossos sonhos estão, portanto, relacionados com desejos inconscientes, que são singulares em cada história. Nesse sentido, não existe um significado pronto para os sonhos: “se você sonhou com isso significa aquilo” - NÃO! A interpretação dos sonhos vai sempre envolver as construções que a própria pessoa faz e o que ela traz também através de sua fala, ou seja, vai englobar a sua história de vida.

.

Outro fator importante a pontuar é que, quando se diz que sonhamos com coisas que correspondem aos nossos desejos inconscientes isso pode levar à equívocos: porque primeiro não trata-se de todo o sonho, já que o sonho também carrega fatores cotidianos, como também outros elementos que buscam até disfarçar o conteúdo inconsciente (uma vez que existe uma resistência); e segundo porque o desejo inconsciente é muito diferente do que queremos na consciência. Por exemplo, existem pessoas em que seu desejo inconsciente é da ordem do insatisfeito, isto é, quando realizamos um desejo ele morre, então o desejo insatisfeito é quando a pessoa adia a realização do desejo para mantê-lo vivo. Mas como seria isso num sonho, por exemplo? A pessoa pode estar muito satisfeita em seu relacionamento e fica sonhando constantemente que algo está dando errado. Não quer dizer que conscientemente essa pessoa deseja que dê errado, mas que existe ali um certo gozo na insatisfação: e isso aparece nos sonhos, onde lá ela mantém essas questões insatisfeitas. Claro que isso é só um exemplo dentre inúmeros outros, mas só para entendermos que o desejo no inconsciente é muito complexo e pode ser até mesmo paradoxal com a nossa consciência.

.

E por que é importante abordá-los em um tratamento? Porque eles revelam muito do nosso inconsciente e, quando entendemos melhor por onde nossas questões se passam, podemos apostar em formas diferentes de lidar com elas! Há muito o que se elaborar em torno dos sonhos e eles são fundamentais!

  • Instagram - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
  • YouTube

©2020 por Clara Nicolato. Direitos Reservados.