Você sente um vazio?

Você sente um vazio quando está sozinho e atoa?


Sentí-lo é natural e muitas pessoas se desesperam ao conviver com ele, mas ele faz parte de nós! Todos nós temos um vazio fundamental, uma falta, pois somos falta-a-ser!




Como venho falando em muitos dos meus posts, a falta é fundamental porque ela que nos coloca em movimento por nos fazer desejar.


Mas às vezes o vazio pode ser insuportável... contudo, nada o preenche. Lacan já falava que é como tentar preencher um tonel furado: vai escorrer pelo buraco. Não há nada nem ninguém que irá nos completar. Esse vazio permanecerá!


Entretanto, vivemos a vida tentando contorná-lo constantemente com afazeres e companhias, porém nada nem ninguém pode ser responsável por preencher seu vazio. Devemos aprender a conviver com ele!


Mas o mundo de hoje dificulta isso, pois oferece inúmeras coisas para tamponá-lo (de forma excessiva): bens-materiais para adquirir, metas para cumprir, tarefas para realizar, mídias sociais para se conectar, muita comida para se sentir cheio, remédios para se dopar, drogas e bebidas para fugir da realidade, festas para se distrair, plataformas de relacionamento fácil para se iludir, inúmeras séries para assistir...e não olhar para dentro.


Logo, não sobra tempo para ficar com si próprio e quando isso acontece parece devastador. Pode-se pensar que todas essas ofertas nos deixam no campo do não-saber, nos ocupando para não lidarmos com nossas próprias questões, no entanto isso não faz com que elas não existam: elas estão aí!


Cabe a você aprender a conviver com elas, poder elaborá-las, dar novos significados e aprender a suportar o que não se pode mudar. E, assim, vamos acariciando nosso vazio e ele deixa de ser algo tão ameaçador.


Há um vazio fundamental e nada pode mudar isso, você que pode mudar sua forma de lidar com ele!

  • Instagram - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
  • YouTube

©2020 por Clara Nicolato. Direitos Reservados.