Mais Sobre

marca-tipografica-horizontal_1.png

Trabalho Clínico

padronagem_8.png

Meu trabalho consiste em escutar a singularidade de cada caso, possibilitando um tratamento pela palavra que possa guiar em direção ao autoconhecimento, no sentido de poder escutar aquilo que fala em si mesmo e se haver com o que passava despercebido. Dessa forma, a aposta que faço é de que possa ressignificar sua história de vida através de uma conscientização da complexidade de suas questões: as repetições que cria, as satisfações paradoxais que busca e as soluções sintomáticas que encontra. Diante disso, pode se implicar mais no seu próprio sofrimento, desconstruindo certos ideais e reconstruindo soluções mais sintonizadas com seus próprios desejos, para que movimente a sua vida! Espera-se que seja um percurso transformador, de tal maneira que perturbe suas próprias alienações e o torne menos passivo em sua própria história. O caminho que acredito é o do ´´bem-dizer, uma vez que na elaboração simbólica pode-se tecer um caminho para melhor-estar.

IMG_3783.JPG

"OLHE PARA DENTRO, PARA AS SUAS PROFUNDEZAS, APRENDA PRIMEIRO A SE CONHECER"

Freud

Psicóloga clínica e Psicanalista em percurso de orientação lacaniana.

 

Psicóloga Clínica

Graduada pela PUC Minas do Coração Eucarístico com ênfase clínica.

Durante a graduação tive experiência clínica, fui monitora e pesquisei sobre o mundo contemporâneo e a toxicomania.

Psicanalista

Estou em constante formação em psicanálise, minha orientação é lacaniana e foco em uma abordagem contemporânea da teoria. Fui aluna do Instituto de Psicanálise e Saúde Mental de Minas Gerais, onde além do curso, frequentei seminários (da EBP-MG) e núcleos de pesquisa.

Mestre em Psicologia

Fui bolsista do programa de pós-graduação stricto sensu da PUC Minas do Coração Eucarístico

Tema da pesquisa: jovens blogueiros e a sociedade do espetáculo, com ensinamentos psicanalíticos acerca do olhar e da imagem.

Estudiosa da Clínica Contemporânea e da juventude atual

Desde a monografia eu já focava em pesquisar sobre o mundo contemporâneo. No mestrado, além de pensar na sociedade atual, concentrei meus estudos na juventude.

Os meus atendimentos clínicos se respaldam, pois, no horizonte de nossa época; e trabalhar com jovens se tornou uma das minhas especialidades.

Palestrante

Ministro palestras sobre diversos temas dentro da saúde mental, principalmente a partir de um viés psicanalítico. 

Assista meus videos e veja o que venho elaborando.

 

cartão digital para baixar e compartilhar

 

Qualificações

Formaçao Acadêmica

Curso de psicanálise

IPSM-MG

2019-2021

Pós-graduação/especialização no curso de formação Psicanalítica, com duração de dois anos acadêmicos, no Instituto de Psicanálise e Saúde Mental de Minas Gerais.

Mestrado em Psicologia

PUC MINAS

2019-2021

Mestrado em Psicologia na linha Intervenções Clínicas e Sociais da Universidade PUC-Minas de Belo Horizonte. Aprovada na seleção em 3º Lugar na seleção com bolsa integral da Caps/PROSUC.

Tema da Pesquisa: Jovens Blogueiros e a Sociedade do Espetáculo: ensinamentos psicanalíticos acerca do objeto olhar e da imagem.

Orientadora: Ilka Franco Ferrari

Banca de Defesa: 24/03/2021

Composta por Dr. Luis Flávio Silva Couto e Dr. Henrique Figueiredo Carneiro

Graduaçao em Psicologia

PUC MINAS

2013-2018

Bacharel em Psicologia, com ênfase clínica, na Universidade PUC Minas de Belo Horizonte, unidade Coração Eucarístico.

Monografia: O Consumo de Drogas no Mundo Contemporâneo: uma leitura sociológica e psicanalítica. (Orientadora: Márcia Mendonça Jorge / Leitora: Ilka Franco Ferrari). Avaliada com nota total e indicada publicação.

Graduaçao incompleta em Psicologia e Cinema

American University (Washington, DC, EUA)

2013-2014

Bacharel em Psicologia e Cinema no programa de dupla graduação (Major in Psychology and Minor in Film).

Após começar a graduação na PUC Minas, fui aceita em uma universidade americana chamada American University (AU)  e decidi ir estudar lá. Os meus estudos por lá tiveram a duração de três semestres acadêmicos: durante o período de Agosto de 2013 até Dezembro de 2014 – completei três do total de 8 semestres. Após esse período, decidi retornar ao Brasil e dar continuidade aos meus estudos na PUC Minas por raz˜ões pessoais.

Experiência

Consultas e práticas clínicas

Consultório particular

2019-Presente

Logo após a minha graduação e inscrição no CRP, 04/53307, abri meu consultório e dei continuidade às práticas clínicas que eu vinha atuando desde a graduação, totalizando 4 anos  de experiência clínica. Atendo crianças, jovens e adultos segundo a teoria psicanalítica. Faço supervisão das consultas com o Psiquiatra e Psicanalista Antônio Beneti, o qual é membro da Associação Mundial de Psicanálise.

Psicóloga do Instituto O grito

2020-presente

Atuo voluntariamente no Instituo O Grito, oferecendo atendimentos clínicos online para as pessoas da comunidade que são encaminhadas pela rede psicossocial do projeto.

Psicóloga da Associação Mineira de Proteção à Criança

2019-2020

Atuei voluntariamente uma vez por semana na Associação Mineira de Proteção à Criança, realizando atendimentos psicológicos às crianças necessitadas que frequentavam essa instituição e que eram encaminhadas pela mesma.

PUC MINAS

2017 e 2018

Estágios Supervisionados na Clínica da PUC Minas em: Psicodiagnóstico, Diagnóstico das Relações Familiares, Psicoterapia de Abordagem Psicanalítica e Urgência Subjetiva.

Atendia os pacientes da clínica em cada uma dessas abordagens, algumas simultaneamente, outras em diferentes semestres letivos. Realizava supervisões semanais com professores sobre as consultas, escrevia relatórios e, em alguns casos, laudos psicológicos.

Monitora da Clínica de Psicologia

PUC MINAS

Ago à Dez 2018

Monitora da Clínica de Psicologia da PUC Minas, em que recebia os pacientes da clínica, fazia o primeiro atendimento – que consistia em um acolhimento psicólogico – e, a partir de suas queixas e demandas, os encaminhava para os projetos de estágio que seriam melhor indicados, onde dariam continuidade ao tratamento, levando em conta a particularidade de cada caso.

Monitora de Psicodiagnóstico

PUC MINAS

Ago de  2017 à Jun de 2018

Monitora de Psicodiagnóstico da PUC Minas, em que auxiliava os alunos nos estágios de psicodiagnóstico, o que perpassava a construção do caso clínico e a aplicação e correção de técnicas de avaliação psicológica.

Estagiária de Gestao de Pessoas

ferrous resources do brasil

Maio 2014 à Ago 2014

Estágio de férias em Gestão de Pessoas na Ferrous Resources do Brasil. Passei por todas as áreas de Gestão de Pessoas (Recursos Humanos) da empresa aprendendo sobre recrutamento, seleção, treinamento e avaliação de funcionários.

padronagem_5.png
padronagem_5.png

Formaçao Complementar

XXIII Jornada da EBP-MG

Escola Brasileira de Psicanálise - Seção Minas

22 e 23 novembro 2019

Participei, como ouvinte, da Jornada nomeada "Num Claro Instante: o tempo na experiência analítica", onde houveram várias plenárias, lançamento de livros, eixos de discussão e relatos de passe ao redor desta temática do tempo.

 

XXVI Jornada interna do IPSM-MG

Instituto de psicanálise e saúde mental de minas gerais

9 novembro 2019

Como aluna do IPSM-MG, participei como ouvinte da Jornada interna onde houveram 3 mesas de discussões e apresentação de trabalhos sobre: Psicanálise nas instituições, o Indizível do feminino e Imaginário e Solidão.

 

Seminário: prática clínica na atualidade

Alexandre Simões

2º Semestre 2019

Seminários de Psicanálise sobre a prática clínica na atualidade com o Psicanalista Alexandre Simões. 

(6 encontros)
 

Seminário: estruturas subjetivas e manejo clínico

Alexandre Simões

1º Semestre 2019

Seminários sobre Estruturas Subjetivas e Manejo Clínico com o Psicanalista Alexandre Simões, em que percorreu-se temas acerca da prática psicanalítica na contemporaneidade, a noção de estrutura subjetiva em Psicanálise, a neurose e psicose na clínica da atualidade e a problemática dos novos sintomas

(5 encontros)
 

Mini Curso de Pesquisa

PUC MINAS

2019

Campo-tema nas pesquisas qualitativas em Psicologia com a professora da PUC Minas e do programa de pós-graduação: Maria Ignéz
 

Simpósio sobre Sexualidade

IPEMED

2018

Simpósio de Psiquiatria: Sexualidade e Preconceito, onde vários Psiquiatras e Psicanalistas palestraram sobre o tema.

Mini curso sobre Dependência Química

PUC MINAS

2018

Drogas: recortes históricos e possibilidades de intervenção, com a Psicóloga e especialista em dependência química: Janete Paulino.

Mini Curso de Psicodiagnóstico

PUC MINAS

2017

Integração de Dados Psicodiagnósticos com Ana Paula Passos, Psicóloga e professora da PUC Minas

Palestras e Trabalhos

A PANDEMIA E OS JOVENS BLOGUEIROS:  o objeto olhar e a imagem na sociedade do espetáculo.

Congresso virtual de la sociedad interamericana de psicología

22 outubro de 2020

​A convite do Mestrado, apresentei no congresso da SIP sobre o que venho pesquisando acerca dos jovens blogueiros da atualidade atrelando aos efeitos da pandemia, incluindo ensinamentos psicanalíticos sobre o olhar e a imagem

Desmistificando a saúde mental

Empresa Porto Sudeste (online)

25 setembro de 2020

Palestrei no evento de Setembro Amarelo da empresa Porto Sudeste para seus estagiários e alguns de seus funcionários. Elaborei sobre a trajetória da saúde mental, os três pilares, o tratamento pela palavra, problematizei sobre os diagnósticos e as medicações, falei da função dos sintomas, pontuei acerca da resistência ao tratamento e aclarei sobre a importância do desejo.

Bate-Papo Psicanalítico sobre Parentalidade

Atelier Mônica Maia

21 novembro de 2019

Palestrei no evento do Atelier Mônica Maia sobre Parentalidade, que é um termo contemporâneo que diz de um apagamento das diferenças entre as funções de pai e de mãe. Por meio desta apresentação, procurei transmitir, de uma forma mais acessível, um pouco sobre a importância dessas funções para um desenvolvimento psíquico saudável de uma criança. Apesar da psicanálise não ser uma ciência do desenvolvimento, e sim estrutural, organizei a apresentação por meio de uma linha do tempo para refletir o que as vivências podem convocar aos pais.

VIII Congresso SAMMG

Associação Médica de Minas Gerais

Outubro de 2019

Palestrei no VIII Congresso SAMMG sobre a Sociedade do Espetáculo, tema o qual estou discorrendo sobre no meu Mestrado. Para falar sobre este fenômeno social, circunscrevi melhor o contexto que engloba essas mudanças, trazendo, pois, três mundos: o mundo contemporâneo (de uma forma geral), o mundo das aparências e o mundo virtual. Inclui ensinamentos não só da Psicanálise, como também de alguns filósofos e sociólogos.

Reapresentaçao da Monografia

PUC MINAS

Março de 2019

Participei do evento de comemoração dos 60 anos da Faculdade de Psicologia da PUC Minas. Na parte de comunicação oral, dia 20 de Março, reapresentei minha pesquisa de monografia que foi sobre o consumo de drogas no mundo contemporâneo (viés sociológico e psicanalítico).

Experiência de Monitoria na Clínica-Escola

PUC MINAS

Março de 2019

Participei do evento de comemoração dos 60 anos da Faculdade de Psicologia da PUC Minas. Na parte de comunicação oral, dia 20 de Março, apresentei, juntamente com Luiza Elias, sobre a nossa experiência como Monitoras da Clínica-Escola da PUC Minas.

Monografia de Conclusão de Curso

PUC MINAS

Dez de 2018

Escrevi e apresentei meu trabalho de Monografia de conclusão de curso.

Monografia: O Consumo de Drogas no Mundo Contemporâneo: uma leitura sociológica e psicanalítica. (Orientadora: Márcia Mendonça Jorge / Leitora: Ilka Franco Ferrari) Avaliada com nota total e indicada publicação.

padronagem_5.png
padronagem_5.png
padronagem_5.png
 

Idiomas

Consultas, textos e palestras ofertadas em

PORTUGUÊS
INGLÊS • fluente
FRANÇÊS • intermediário

 

Redes Sociais

Nas redes sociais em que me situo, meu intuito é promover uma conscientização da saúde mental, diminuindo o tabu existente com relação à tratamentos psicológicos e psicanalíticos, desmistificando o pensamento e derrubando preconceitos!

confira abaixo

Instagram

Facebook

Youtube