Mais Sobre

marca-tipografica-horizontal_1.png

Trabalho Clínico

padronagem_8.png

Meu trabalho consiste em escutar a singularidade de cada caso, possibilitando um tratamento pela palavra que possa guiar em direção ao autoconhecimento, no sentido de poder escutar aquilo que fala em si mesmo e se haver com o que passava despercebido. Dessa forma, a aposta que faço é de que possa ressignificar sua história de vida através de uma conscientização da complexidade de suas questões: as repetições que cria, as satisfações paradoxais que busca e as soluções sintomáticas que encontra. Diante disso, espera-se que possa se implicar mais no seu próprio sofrimento, desconstruindo certos ideais e reconstruindo soluções mais sintonizadas com seus próprios desejos, para que movimente a sua vida! Aposta-se que seja um percurso transformador, de tal maneira que perturbe suas próprias alienações e o torne menos passivo em sua própria história. O caminho que acredito é o do ´´bem-dizer, uma vez que na elaboração simbólica pode-se tecer um caminho para melhor-estar.

IMG_3783.JPG

"OLHE PARA DENTRO, PARA AS SUAS PROFUNDEZAS, APRENDA PRIMEIRO A SE CONHECER"

Freud

Psicóloga clínica e Psicanalista em percurso de orientação lacaniana.

 

Psicóloga Clínica

Graduada pela PUC Minas do Coração Eucarístico com ênfase clínica.

Durante a graduação tive experiência clínica nos estágios supervisionados, fui monitora de psicodiagnóstico e da própria clínicía-escola e pesquisei sobre o mundo contemporâneo e a toxicomania.

Psicanalista

Estou em constante formação em psicanálise, minha orientação é lacaniana e foco em uma abordagem contemporânea da teoria. Fui aluna do Instituto de Psicanálise e Saúde Mental de Minas Gerais, onde frequentei o curso de psicanálise e núcleos de pesquisa. Hoje continuo a frequentar os eventos e seminários promovidos pela Escola Brasileira de Psicanálise de Minas Gerais (EBP-MG)

Mestre em Psicologia

Fui bolsista CAPES do programa de pós-graduação stricto sensu da PUC Minas do Coração Eucarístico

Tema da pesquisa: jovens blogueiros e a sociedade do espetáculo, com ensinamentos psicanalíticos acerca do olhar e da imagem.

Estudiosa da clínica contemporânea e da juventude atual

Desde a monografia eu já focava em pesquisar sobre o mundo contemporâneo. No mestrado, além de pensar na sociedade atual, concentrei meus estudos na juventude.

Os meus atendimentos clínicos se respaldam, pois, em um compromisso ético com o horizonte de nossa época; e trabalhar com jovens se tornou uma das minhas especialidades.

Palestrante

Ministro palestras sobre diversos temas dentro da saúde mental, principalmente a partir de um viés psicanalítico. 

Assista meus videos e veja o que venho elaborando e compartilhando.

 
 

Qualificações

Formaçao Acadêmica

Curso de psicanálise

IPSM-MG

2019-2021

Pós-graduação/especialização no curso de formação Psicanalítica, com duração de dois anos acadêmicos, no Instituto de Psicanálise e Saúde Mental de Minas Gerais.

Mestrado em Psicologia

PUC MINAS

2019-2021

Mestrado em Psicologia na linha Intervenções Clínicas e Sociais da Universidade PUC-Minas de Belo Horizonte. Aprovada na seleção em 3º Lugar na seleção com bolsa integral da Caps/PROSUC.

Tema da Pesquisa: Jovens Blogueiros e a Sociedade do Espetáculo: ensinamentos psicanalíticos acerca do objeto olhar e da imagem.

Orientadora: Ilka Franco Ferrari

Banca de Defesa: 24/03/2021

Composta por Dr. Luis Flávio Silva Couto e Dr. Henrique Figueiredo Carneiro

Graduaçao em Psicologia

PUC MINAS

2013-2018

Bacharel em Psicologia, com ênfase clínica, na Universidade PUC Minas de Belo Horizonte, unidade Coração Eucarístico.

Monografia: O Consumo de Drogas no Mundo Contemporâneo: uma leitura sociológica e psicanalítica. (Orientadora: Márcia Mendonça Jorge / Leitora: Ilka Franco Ferrari). Avaliada com nota total e indicada publicação.

Graduaçao incompleta em Psicologia e Cinema

American University (Washington, DC, EUA)

2013-2014

Bacharel em Psicologia e Cinema no programa de dupla graduação (Major in Psychology and Minor in Film).

Após começar a graduação na PUC Minas, fui aceita em uma universidade americana chamada American University (AU)  e decidi ir estudar lá. Os meus estudos por lá tiveram a duração de três semestres acadêmicos: durante o período de Agosto de 2013 até Dezembro de 2014 – completei três do total de 8 semestres. Após esse período, decidi retornar ao Brasil e dar continuidade aos meus estudos na PUC Minas por raz˜ões pessoais.

padronagem_5.png

Experiência

Consultas e práticas clínicas

Consultório particular

2019-Presente

Logo após a minha graduação e inscrição no CRP, 04/53307, abri meu consultório e dei continuidade às práticas clínicas que eu já vinha atuando desde a graduação, totalizando 5 anos e meio de experiência clínica. Atendo crianças, jovens e adultos segundo a teoria psicanalítica. Faço supervisão das consultas com o Psiquiatra e Psicanalista Antônio Beneti, o qual é membro da Associação Mundial de Psicanálise.

Psicóloga do Instituto O grito

2020-presente

Atuo voluntariamente no Instituo O Grito, oferecendo atendimentos clínicos online para as pessoas da comunidade que são encaminhadas pela rede psicossocial do projeto.

Psicóloga da Associação Mineira de Proteção à Criança

2019-2020

Atuei voluntariamente uma vez por semana na Associação Mineira de Proteção à Criança, realizando atendimentos psicológicos às crianças necessitadas que frequentavam essa instituição e que eram encaminhadas pela mesma.

PUC MINAS

2017 e 2018

Estágios Supervisionados na Clínica da PUC Minas em: Psicodiagnóstico, Diagnóstico das Relações Familiares, Psicoterapia de Abordagem Psicanalítica e Urgência Subjetiva.

Atendia os pacientes da clínica em cada uma dessas abordagens, participando semanalmente de supervisões clínícas com os professores, escrevendo relatórios e elaborando sobre construção de casos.

Monitora da Clínica de Psicologia

PUC MINAS

Ago à Dez 2018

Monitora da Clínica de Psicologia da PUC Minas. Recebia os pacientes da clínica, fazia o primeiro atendimento – que consistia em um acolhimento psicólogico – e, a partir de suas queixas e demandas, os encaminhava para os projetos de estágio que seriam melhor indicados, onde dariam continuidade ao tratamento, levando em conta a particularidade de cada caso.

Monitora de Psicodiagnóstico

PUC MINAS

Ago de  2017 à Jun de 2018

Monitora de Psicodiagnóstico da PUC Minas, em que auxiliava os alunos nos estágios de psicodiagnóstico, o que perpassava a construção do caso clínico e a aplicação e correção de técnicas de avaliação psicológica.

padronagem_5.png

Formaçao Complementar

Seminário: prática clínica na atualidade

Alexandre Simões

2º Semestre 2019

Seminários de Psicanálise sobre a prática clínica na atualidade com o Psicanalista Alexandre Simões. 

(6 encontros)
 

Seminário: estruturas subjetivas e manejo clínico

Alexandre Simões

padronagem_5.png

1º Semestre 2019

Seminários sobre Estruturas Subjetivas e Manejo Clínico com o Psicanalista Alexandre Simões, em que percorreu-se temas acerca da prática psicanalítica na contemporaneidade, a noção de estrutura subjetiva em Psicanálise, a neurose e psicose na clínica da atualidade e a problemática dos novos sintomas

(5 encontros)
 

padronagem_5.png

Palestras e Trabalhos

A PANDEMIA E OS JOVENS BLOGUEIROS:  o objeto olhar e a imagem na sociedade do espetáculo.

Congresso virtual de la sociedad interamericana de psicología

22 outubro de 2020

​A convite do Mestrado, apresentei no congresso da SIP sobre o que venho pesquisando acerca dos jovens blogueiros da atualidade atrelando aos efeitos da pandemia, incluindo ensinamentos psicanalíticos sobre o olhar e a imagem

Desmistificando a saúde mental

Empresa Porto Sudeste (online)

25 setembro de 2020

Palestrei no evento de Setembro Amarelo da empresa Porto Sudeste para seus estagiários e alguns de seus funcionários. Elaborei sobre a trajetória da saúde mental, os três pilares, o tratamento pela palavra, problematizei sobre os diagnósticos e as medicações, falei da função dos sintomas, pontuei acerca da resistência ao tratamento e aclarei sobre a importância do desejo.

VIII Congresso SAMMG

Associação Médica de Minas Gerais

Outubro de 2019

Palestrei no VIII Congresso SAMMG sobre a Sociedade do Espetáculo, tema o qual estou discorrendo sobre no meu Mestrado. Para falar sobre este fenômeno social, circunscrevi melhor o contexto que engloba essas mudanças, trazendo, pois, três mundos: o mundo contemporâneo (de uma forma geral), o mundo das aparências e o mundo virtual. Inclui ensinamentos não só da Psicanálise, como também de alguns filósofos e sociólogos.

 

Idiomas

PORTUGUÊS
INGLÊS • fluente
FRANÇÊS • intermediário