• Instagram - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
  • YouTube

© 2019 por Clara Nicolato. Direitos Reservados.

 

CONSULTA

 

01

fundamentos

Sou Psicóloga, CRP 04/53307, e minha consulta psicológica se fundamenta a partir de uma escuta psicanalítica, isto é, uma escuta do inconsciente. Sendo assim, as intervenções feitas no atendimento são orientadas pela teoria psicanalítica e, especificamente, seguindo os ensinamentos de Lacan acerca da prática analítica em nosso tempo.

Meu trabalho consiste em acolher a pessoa no todo, ajudando-a a ressignificar e elaborar sua história de vida, se implicando nela, iluminando seu olhar para aquilo que passa despercebido e proporcionando uma nova abordagem de suas questões para que se coloque em movimento na sua própria história!

02

Tratamento

Não é uma terapia convencional, é uma análise que trabalha, pois, com aspectos inconscientes. A consulta parte da demanda do paciente e, sendo assim, tudo será combinado com o indivíduo incluindo suas particularidades e singularidade. Quem faz a clínica é o sujeito, o psicanalista é alguém que irá guiar o processo analítico através de uma escuta qualificada. O tratamento é feito através da palavra, por meio de uma conversação, da ordem do bem-dizer, que abre os olhos do sujeito de uma forma transformadora.

Se necessário apoio médico/psiquiátrico, o paciente será encaminhado.

03

onde

Atendo em meu consultório particular, localizado no bairro Belvedere da cidade de Belo Horizonte. É em uma casa, em frente ao colégio Edna Roriz, aonde alugo uma sala que possui uma estrutura que preza a privacidade do paciente, além de ser um ambiente humanizado, aconchegante e acolhedor.

Você pode encontrar fotos e vídeos do meu espaço neste site através da aba que se encontra no menu.

Dentro da aba contato você pode encontrar o endereço, um mapa e especificações sobre o local.

04

quem

Atendimento para crianças, adultos e com foco especial para adolescentes e jovens. O tipo de tratamento que ofereço independe da idade, sendo algo aplicável à qualquer sujeito.

O atendimento de crianças usa mais o lúdico, além de conversação, como jogos e desenhos.

O atendimento de jovens e adultos é feito essencialmente através de conversações que se dão por meio da fala e de uma escuta qualificada.

No momento estou dando um devido enfoque à adolescência e juventude em virtude da minha pesquisa de mestrado.

05

Tempo

O tempo médio da sessão é de 40 minutos, mas que variam a depender do momento que considero apropriado para interromper, como também da demanda do paciente. É recomendado que as consultas sejam no mínimo 1x por semana, mas, podendo variar, igualmente, a depender do que é recomendado e demandado.

O tempo do tratamento não é limitado, podendo durar o tempo desejado. Entretanto, poucas sessões são insuficientes para obter resultados, pois é necessário a princípio construir um vínculo entre o paciente e o psicanalista (chamado transferência) para que a análise seja efetiva. O tempo da construção do vínculo vai depender de cada caso.

06

Preço

O valor deve ser informado no contato direto comigo, pois, de acordo com a regulamentação do Conselho Regional de Psicologia (CRP), é antiético para Psicólogos divulgar o valor da sessão ou fazer marketing a partir disso.