ATENDIMENTO ONLINE

A consulta segue os mesmos preceitos éticos e teóricos que as consultas presenciais, mudando apenas o formato de atendimento.

Orientações

– Escolha um ambiente da sua casa (ou de onde estiver) que te proporcione segurança e que lhe seja garantido privacidade. Caso seja muito difícil para você encontrar um ambiente onde você se sinta livre para se expressar, é recomendado que a consulta seja presencial.

– Se possível, utilize fones de ouvido, pois acredito que assim você se sentirá mais a vontade. Eu estarei utilizando-os também para lhe passar maior conforto e segurança.

– Realizarei a sessão a partir de uma plataforma digital que se chama Whereby: você não precisa baixar, apenas acessar o link (pelo celular ou pelo computador) que enviarei na hora da consulta. Trata-se de uma sala virtual que é trancada e, por isso, garante a sua privacidade.

– É importante que você tenha uma boa conexão com a internet para não haver interrupções, mas, caso a ligação esteja ruim, será decidido junto à você como iremos proceder e, se for o caso, remarcar a consulta para outro dia.

– No caso de consulta com crianças, a forma lúdica será mantida dentro das possibilidades de cada um. A criança pode, por exemplo, brincar com seus próprios brinquedos e ir mostrando na tela o que está fazendo e, assim, ir encontrando formas de se expressar. Se a criança ainda tiver muita dificuldade de manejar o virtual (se conectar e interagir através da tela), será recomendado o atendimento presencial.

A escolha pelo formato de consulta online vai depender do desejo e das possibilidades de cada paciente.

 

Em minha experiência clínica, percebo como o processo também flui, pois o que possibilita isso tem mais a ver com o vínculo transferencial entre o paciente e o profissional do que o modo pelo qual a consulta é realizada. Mas, é importante pontuar que no atendimento presencial o contato e a presença física permitem maiores possibilidades, além do ambiente, muitas vezes, possibilitar um maior aconchego e uma maior segurança para se expressar.

  • Instagram - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
  • YouTube

©2020 por Clara Nicolato. Direitos Reservados.